selo

Oferecimento

Blogs

31/03/2014
Macro & Micro Tendências no Mundo
Por: Martha Gabriel

Martha GabrielHoje,  conhecer o mercado e tentar prever como ele mudará é essencial para a sobrevivência de empresas e profissionais. A vida humana é feita de escolhas, que muitas vezes são baseadas no nosso julgamento sobre o que precisamos fazer hoje para obter bons resultados (e sobreviver) amanhã. Assim, tentar prever o futuro é um dos mais antigos anseios humanos – desde a antiguidade, conhecer as probabilidades de chuva, neve ou geada ao longo do tempo é extremamente importante para se obter uma boa colheita e sobreviver.  

 

O fator crítico que rege o nosso mundo hoje não é mais o clima, mas a tecnologia. A tecnologia recria a realidade e, por isso, é um dos principais agentes transformadores do mundo. Ela tem transformado o impossível em possível desde os seus primórdios. Das tecnologias ancestrais, como fala,  fogo e escrita até as tecnologias  contemporâneas, como carro, avião, telefone e digitais,  todas contribuíram em algum grau na formação das civilizações e modo como vivemos.  Isso é assim e sempre foi, não existe novidade nisso. A grande novidade é a velocidade com que a tecnologia avança atualmente: em ritmo vertiginoso, sem precedentes na história da humanidade - tudo muda o tempo todo. Quanto maior a velocidade de evolução tecnológica, maior a velocidade de transformação da nossa realidade e, consequentemente, maior se torna a dificuldade de se prever tendências e o futuro.

 

Conhecer o futuro nos dá poder sobre ele, pois podemos nos preparar com antecedência para aproveitar as oportunidades que eles nos oferecerá e nos defendermos das ameaças vindouras. No entanto, apesar de ainda ser impossível prever o futuro, as análises de tendências nos permitem tangenciá-lo, dentro de certos padrões de probabilidades, diminuindo em algum grau a incerteza. Da mesma forma que as condições climáticas não se comportam exatamente do mesmo modo todos os anos, elas apresentam um padrão maior de probabilidade de comportamento (estações do ano, períodos da lua, efeitos climáticos regionais, etc.) que nos permitem, de uma forma macro, prever o que vai acontecer no próximo ano.  Podemos não saber exatamente em quais dias teremos geadas e isso pode comprometer uma colheita, no entanto, normalmente sabemos que o inverno virá em algum momento provável do ano, garantindo que se salve a lavoura em geral. Com as tendências tecnológicas e sociais ocorre o mesmo: se entendermos o padrão maior que rege as transformações de mercado, talvez não consigamos prever detalhes do que acontecerá com determinados produtos ou empresas, mas podemos vislumbrar que “ondas” tendem a surgir impactando o mercado como um todo.

 

Costumo chamar essas “ondas” maiores de macro-tendências e os produtos e empresas que navegam nessas ondas de micro-tendências, dependentes das anteriores. Por exemplo, carro, telefone, televisão, aviação comercial são macro tendências que demoraram décadas para se consolidarem como padrão na sociedade. No entanto, empresas e produtos nessas áreas surgiram e morreram ao longo da evolução – PanAm, Fusca, etc. Da mesma forma, não podemos prever o futuro do Facebook, Twitter ou Instagram, mas sabemos que a macro-tendência “social” será uma das dominantes futuras.

 

Dessa forma, acredito que o nosso sucesso depende de se manter um olho sempre nas macro-tendências se preparando para o futuro que elas trarão - elas podem não chegar hoje ou amanhã, mas chegarão, com certeza. O outro olho deve focar as micro-tendências que nos afetam mais diretamente no cotidiano, nos preparando para o hoje. 

 

E você? Já mapeou as macro e micro tendências da sua área? No cenário de transformações em velocidade exponencial em que vivemos, isso é essencial.

 

 

Martha Gabriel é autora de 5 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital”. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma 2012 e entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED.

A profissional é a curadora da sala Marketing, Business, Innovation do Encontro Locaweb  de Profissionais de Internet de Belo Horizonte, que acontece no dia 03/04. O Minas Marca está com uma promoção, que te levará ao Encontro. Participe:  http://on.fb.me/P9cqnK Participe:  http://on.fb.me/P9cqnK

 

 

*O Grupo Minas Marca não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões emitidos nos blogs assinados.

 

Comentar
Deixe Sua Resposta

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Últimos Comentários

Vania Mayre
17/08/2015
Vania Mayre
Boa tarde, sou estudante de Design de Moda e estou pesquisando sobre macro e micro tendência, foi quando achei este site. Obrigada por compartilhar essas valiosas informações.Vou ficar acompanhando. Até breve. Um abraço.
Publicidade